Projeto de Investigação

#4theSea

O Projeto #4theSea foi criado em 2017 pela nossa bióloga marinha, Dra. Ângela Pinto, com o intuito de colmatar uma deficiência na recolha de dados na nossa costa.

Este tipo de estudos é de grande importância, pois permite-nos entender melhor estes magníficos animais. Os dados recolhidos vão permitir, por exemplo, entender se os cetáceos que são vistos são os mesmos todos os anos. No caso de serem, isto significa que temos uma população residente destas espécies.

Na Dolphins Driven recolhemos dados de cada avistamento que fazemos, independentemente da espécie observada. Tomamos nota da espécie observada, o número de animais de cada grupo (estimativa), composição em termos de idade entre outros dados.

Além disto, algumas espécies são fotografadas para podermos fazer catálogos de Foto-identificação. A foto-identificação é uma técnica de marcação e remarcação sem qualquer impacto direto para o animal, além da proximidade da embarcação. É uma técnica que, idealmente, nos permite identificar cada indivíduo do grupo.

Para algumas das espécies de cetáceos observadas no Algarve, existem características físicas que são únicas para cada indivíduo. No Golfinho Roaz, por exemplo, a barbatana dorsal adquire marcas ao longo da vida, o que nos permite identificar cada animal, funciona muito como uma impressão digital. Isto é também verdade para os padrões de cicatrizes do Grampos. No entanto, o Golfinho Comum já não tem este tipo de padrões, tornando-se quase impossível identificar indivíduos e consequentemente relações.

Assim, consideramos que esta recolha é de extrema importância. Podemos comparar as barbatanas fotografadas diariamente com as que já foram catalogadas. Podemos então perceber territórios e abundância dos animais.

Para partilhar as suas fotografias com o projeto, por favor envie para o email angela.pinto@dolphins.pt
Refira o seu nome, a data e hora da viagem. Obrigada pelo seu contributo para o projeto!

OBSERVAÇÕES: A página apresentada referente ao Projeto de Investigação está em desenvolvimento. Mais informações em breve!